O concurso de beleza Miss Terra faz jus ao seu nome?
- Gabriella Sackey
- 22 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
A recém-coroada Miss Terra Brasil, Jessica Pedrosa, explica como o concurso de beleza promove a preservação do meio ambiente.

Miss Earth é um evento Internacional de beleza, criado em 2001, pela Carousel Productions. O objetivo do programa era usar a indústria do entretenimento como uma ferramenta eficaz para promover a consciência ambiental, abordando indiretamente a preservação por meio de realização eventos e encontros. Como os quatro grandes concursos de beleza internacionais, este possui muitas franquias, localizadas em cerca de 90 países.
Cada país realiza anualmente um evento para escolher seus representantes nacionais para disputar no evento principal, realizado principalmente nas Filipinas, país de origem do concurso. Contudo, algumas edições foram realizadas em outras partes da Ásia e até na Europa.
Agora, em seu 21º ano, cerca de 28 candidatas chegaram às Filipinas nas primeiras semanas de novembro para competir pela coroa, feita de materiais 100% reciclados e pedras preciosas dos 80 países participantes em 2009. A peça foi desenhada por uma designer da Flórida, Ramona Haar. O vencedor não ganha só uma coroa, mas também leva para casa o equivalente a 30 mil reais.
Até a noite da coroação, no dia 29 de novembro, o programa ainda terá diversas atividades para seus participantes e levará eles para conhecerem 10 destinos turísticos nas Filipinas. Haverá atividades como plantar árvores em diferentes cidades rurais e uma competição em que os concorrentes devem trazer roupas feitas com materiais recicláveis e orgânicos que possam ser usados no dia a dia.
A Miss Terra Brasil Jessica Pedrosa de São Paulo, está representando o Brasil nas Filipinas e o tema do programa deste ano é "ME Loves Fauna". A organização do Miss Terra, a Carousel Productions, explicou que o tema é para enfatizar a importância de cuidar da vida animal. Jéssica já conquistou cinco prêmios nas "mini" atividades e nesta entrevista ela explica como o programa não é apenas para entretenimento.

"O concurso de beleza não mostra só beleza e oferece entretenimento, mas também ajuda a criar consciência em como podemos proteger nosso meio ambiente" ela afirma, explicando que o objetivo do programa é escolher um vencedor que está pronto para assumir grandes responsabilidades e ser a voz da mãe terra. Para a representante brasileira no concurso, a responsabilidade é para todos. "Como pessoas, nossos esforços para preservar nosso meio ambiente devem ser redobrados", ela conclui.
Mesmo que o programa não seja tão popular no Brasil, muitos projetos já foram criados pelos vencedores anteriores, o que é a responsabilidade de cada vencedor. E assim como as outras titulares , Jéssica Pedrosa também tem um projeto chamado sementes do bem. O objetivo do projeto é ensinar às crianças nas escolas a importância da educação, gestão de resíduos e também, como ela nos contou, "incentivar as crianças sobre a importância do meio ambiente". No dia 17 de outubro ela plantou uma árvore com os alunos da Escola Municipal Professor André Franco Montoro em São Paulo.
O vencedor do concurso em âmbito nacional também promove ecoturismo e atividades ecológicas, que podem ajudar na economia do pais. Ela afirmou que "o título de Miss Terra Brasil me trouxe muitas responsabilidades, mas a maior delas é fazer parte integrante da mudança, trabalhando com ONGs e projetos ambientais e sendo um portal de comunicação ativo para países diferentes".
Eventos como este, apesar de não serem ações diretas de preservação, têm impacto muito positivo tanto na opinião pública quanto no meio ambiente em si. Isoladamente promovem ações que chamam a atenção para questões sérias e urgentes do planeta de forma descontraída, mais solta e diversificada. Com isso incentivam o debate e promovem a conscientização do público, sem deixar de articular o entretenimento, crucial para captar a audiência.


Comentários