Desenvolvimento tecnológico e seus impactos na educação
- Maria Eliedja
- 22 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Uso da tecnologia na educação promove maior autonomia aos estudantes e contribui para o processo de aprendizagem.
A educação foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020. Devido ao isolamento social, instituições de ensino, professores e alunos encontraram na tecnologia um modo de dar continuidade às atividades escolares mesmo longe das salas de aula. Agora, diante da retomada do modelo presencial, a tecnologia se tornou aliada da educação e vem promovendo mudanças significativas.
Com a sua crescente expansão e presença cada vez mais cedo na vida das crianças, através de celulares e tablets, escolas e universidades vêm inserindo essas ferramentas aos seus modelos de ensino, incrementando um maior dinamismo às metodologias educacionais.
Através do uso responsável e criativo, essas novas mídias e softwares garantem um acesso mais fácil a informações, conteúdos e atividades, por meio de ambientes virtuais de ensino e acervos digitais. Em sala, telas interativas, tablets, notebooks e óculos de realidade virtual e aumentada, asseguram uma maior participação dos alunos, além da construção de um ensino lúdico.

Outro benefício dos avanços tecnológicos aplicados na educação é o desenvolvimento de softwares, que proporcionam mais acessibilidade a tecnologias antes disponíveis apenas em equipamentos de alto custo.
Desenvolvido pelo Laboratório de Fotogrametria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o E-Foto é um exemplo disso. O programa tem como objetivo oferecer uma Estação Fotogramétrica Digital Educacional Livre, possibilitando o estudo e mapeamento topográfico 3D de diversas regiões.

Desafios do uso da tecnologia na educação
Apesar dos diversos benefícios, a aplicação da tecnologia no ensino também apresenta desafios. O cenário de exclusão digital no Brasil é um ponto de atenção. Segundo dados do IBGE, em 2021, 28,2 milhões de brasileiros não possuíam acesso à internet.
Com a inserção das novas ferramentas, é necessário um olhar mais atento para o modo de utilização, partindo desde a preparação dos profissionais de educação e adaptação das metodologias de ensino até a inclusão digital da população.


Comentários